sexta-feira, 22 de abril de 2011

ESTA GENTE QUE ME FORMA - NEL!

SERÁ DOS MAIS FÁCEIS E, AO MESMO TEMPO, MAIS DIFÍCEIS TEXTOS DE ESCREVER, NESTA RUBRICA.

DOS MAIS FÁCEIS PELA IMPORTÂNCIA DA PESSOA EM QUESTÃO. DOS MAIS DIFÍCEIS PORQUE SÃO TANTAS AS SITUAÇÕES, EXEMPLOS, EXPERIÊNCIAS E PERIPÉCIAS QUE VIVEMOS, QUE NEM SEI BEM POR ONDE COMEÇAR.

O NEL É O MEU PADRINHO, OU MELHOR... EU SOU UM DOS SEUS AFILHADOS!
ENTRE OUTROS O NEL É PADRINHO E BAPTISMO DO MEU PAI, SEU PADRINHO DE CASAMENTO, MEU PADRINHO DE BAPTISMO SÓ NÃO FOI PADRINHO DE BAPTISMO DO AFONSO PORQUE QUIS ARRANJAR PARA O MEU FILHO UMA PESSOA QUE PUDESSE ASSUMIR NA INTEGRA, NA SUA EDUCAÇÃO, O PAPEL QUE O NEL TEVE NO MEU DESENVOLVIMENTO E NA MINHA VIDA.

TENHO UMA ADMIRAÇÃO, UM RESPEITO, UM CARINHO E UM AMOR TÃO GRANDE AO MEU PADRINHO QUE NÃO É FÁCIL DE O EXPLICAR. SÓ AQUELES QUE ME CONHECEM MUITO BEM E HÀ MUITO TEMPO SABEM COMO ISTO É INTENSAMENTE VERDADE.

A MELHOR MANEIRA DE O DESCREVER É QUE TEM UMA FORMA MUITO PECULIAR DE ESTAR NA VIDA. FAZ QUESTÃO DE NÃO DAR CONFIANÇA A QUALQUER UM. DEMONSTRA UM DISTANCIAMENTO E UM RESPEITÁVEL DESPREZO POR AQUELES A QUEM NÃO QUER "PASSAR BOLA". DE IGUAL FORMA, É EXÍMIO EM GOZAR, MASSACRAR, CHATEAR AQUELES DE QUEM REALMENTE GOSTA (QUE FORMA ESTRANHA DE O DEMONSTRAR), COM A CONSCIÊNCIA DE QUE POR MAIS QUE FAÇA, NINGUÉM O LEVA A SÉRIO, NINGUÉM LHE LEVA A MAL.
SE CALHAR, A MELHOR FORMA DE FAZERMOS UMA AVALIAÇÃO AO SEU CARÁCTER É COLOCARMOS UMA CRIANÇA PERTO DELE E OBSERVARMOS A SINTONIA QUE SE FAZ ENTRE QUALQUER CRIANÇA E ELE.

E EU SENTI ISSO DE UMA FORMA MUITO ESPECIAL. FOI COM ELE QUE APRENDI MUITAS COISAS QUE ME FICARAM NA MENTE ATÉ HOJE.

DESDE MIUDO SAÍA COM ELE. LEMBRO-ME DE TERMOS IDO BUSCAR O LOI (UM SETTER IRLANDÊS LINDISSIMO), TINHA EU UNS 5 ANOS.
AOS DOMINGOS, DEPOIS DE ALMOÇAR EM CASA DO MEU AVÔ E DE JOGAR À PIORRA IA A CASA DO NEL (A UNICA DA FAMÍLIA QUE TINHA TELEFONE).
SAÍAMOS NO SEU BELISSIMO PEUGEOT 304 PRETO QUE TINHA UM RELÓGIO DIGITAL QUE ME DEIXAVA FASCINADO, PARAVAMOS NO MUTAMBA PARA COMPRAR O PRIMEIRO DE JANEIRO, VIAMOS NO CARRO OS CINEMAS DO PORTO E LÁ IAMOS PARA UMA MATINÉ DE CINEMA.
ANTES DE ENTRARMOS CATEQUIZAVA-ME SEMPRE:
- SE PERGUNTAREM DIZES QUE TENS 8 ANOS, NÃO TE ESQUEÇAS!

UMA VEZ FOMOS PARA ESPANHA, AO EL CORTE INGLÊS DE VIGO.
FOLHA AZUL DE 25 LINHAS, AUTORIZAÇÃO DOS PAIS E LÁ RUMAMOS A NUESTROS HERMANOS.
COM O NEGÓCIO FIQUEI A LUCRAR UMAS LUVAS DE BOXE E UMA METRELHADORA QUE AINDA GUARDO.
SÓ A MOTA DE CORRIDA ELECTRICA QUE DURANTE ANOS ME PROMETEU QUANDO IA COM ELE AO BANCO NACIONAL ULTRAMARINO, NUNCA RECEBI. DE RESTO, DE BICICLETAS A FÉRIAS NO ALGARVE, A IDAS SISTEMÁTICAS A JOGOS DA SANJOANENSE, MEU DEUS...

CONHECI O ALGARVE GRAÇAS A ELE. A ELE E AO SR. FERNANDO CARNEIRO.

UMA VEZ FOMOS DE VILAMOURA A FARO DE BICICLETA TINHA EU 9 ANOS. ATÉ LÁ AINDA FUI...
NO REGRESSO VIM DE CARRO ENQUANTO ELE E O SR. FERNANDO VIERAM DE BICICLETA.
O SR. FERNANDO, OUTRO GOZÃO, PERDEU-SE DO NEL A MEIO DA VIAGEM E RESOLVEU PARAR NUM CAFÉ. FOI AO WC E TROUXE PAPEL HIGIENICO COM O QUAL LIGOU O BRAÇO E OMBRO. SIMULOU QUE TINHA TIDO UM ACIDENTE E FOI ASSIM ATÉ AO APARTAMENTO EM VILAMOURA.
QUANDO CHEGOU, ESTAVA LÁ EU, A AMARA E SÓ NÃO ESTAVA O NEL.
PASSADOS UNS 20 MINUTOS VEM O NEL A MANCAR.TINHA CAÍDO DE BICICLETA. NÃO PARAMOS DE RIR COM A SITUAÇÃO UNS DIAS SEGUIDOS.

MAIS TARDE, NA MINHA ADOLESCÊNCIA IAMOS SEMPRE AO FUTEBOL. NO FINAL, IAMOS SEMPRE AO LEAL E DEPOIS DISSO IAMOS PARA CASA DOS MEUS PAIS VER OS RESUMOS DA JORNADA E DORMIR. SIM PORQUE IAMOS TODOS DORMIR E ELE FICAVA NA SALA. QUANDO ACORDAVA, FECHAVA A PORTA E IA PARA CASA.

É DE TAL FORMA IMPORTANTE QUE QUANDO TIVE O MEU ACIDENTE DE CARRO COM O YUGO, A 300 METROS DE CASA FOI A ELE QUE LIGUEI E NÃO A OUTRO.
AO QUE PARECE, O MEU PAI TERÁ FEITO O MESMO NA SUA JUVENTUDE EM SITUAÇÃO IDENTICA.

O TEMPO PASSA, A VIDA MUDA, ESTAMOS MENOS TEMPO JUNTOS, MAS ELE ESTÁ SEMPRE NA PRIMEIRA LINHA DOS MEUS PENSAMENTOS.

PARABÉNS NEL.

Sem comentários:

Publicar um comentário