sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sanjoanenses na cimeira da NATO!

In LABOR

Contra e a favor, na manifestação ou na reunião propriamente dita, S. João da Madeira fez-se representar em Lisboa, na cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)


O Presidente da Assembleia de Freguesia, Pedro Neves, participou na cimeira não na qualidade de político, mas de estudante. O jovem sanjoanense está a fazer um Doutoramento em Relações Internacionais e foi um dos 600 portugueses que se candidataram a um lugar na cimeira dos Jovens Atlanticistas, que decorreu a par da da Nato. “Aprendi que há uma falta de informação muito grande relativamente ao papel que a NATO tem atualmente e qual a estratégia para o futuro”, disse Pedro Neves. O sanjoanense salienta a importância do papel político da organização, como por exemplo, na parceria estabelecida com a Rússia. Pedro Neves rejeita as conotações belicistas associadas à NATO e garante que a aliança “não declara guerra a países”, antes “assume uma perspetiva de apoio”. O sanjoanense diz “admitir que haja gente que, por princípio seja contra uma organização militar”, mas garante não compreender que se atribua um conceito belicista a uma instituição que “ presta apoio e auxílio a países que foram violentamente invadidos e agredidos”. Pedro Neves acusa os que se manifestam contra a NATO de “desconhecimento total da (sua) ação”. Neste sentido, o jovem admite que a organização tem um problema de comunicação. “Ninguém sabe concretamente o que é a NATO e o que faz. Cabe à NATO arranjar uma estratégia de chegar às pessoas e fazer perceber o que é, o que faz e para onde quer ir”, disse.

Os três dias passados em Lisboa são descritos por Pedro Neves como uma “experiência excecional” em que foi dado um exemplo com os países e os participantes a pagarem as próprias despesas. “Pela primeira vez, cada nação foi responsável pelo pagamento das respetivas despesas”, afirmou ao referir que suportou os próprios custos com deslocação, alojamento e outros. “Eu já era favorável à NATO, agora sou um defensor acérrimo”, garantiu.


Do outro lado da cimeira

Foram entre 20 e 30 os sanjoanenses que, no passado dia 20, rumaram a Lisboa para integrarem a manifestação contra a realização da cimeira, organizada pela plataforma “Paz Sim! NATO Não!”. Os números são da organização local que promopveu a participação na manifestação com um autocarro que fez o percurso S. João da Madeira – Lisboa – S. João da Madeira.

A plataforma “Paz Sim! NATO Não!” é composta por juventudes e partidos políticos, associações, organizações e sindicato. Exige a retirada de Portugal das forças da NATO e repudia a realização da cimeira. De acordo com o site da organização, “a campanha ‘Paz Sim! NATO Não!’ culminou com uma grande manifestação, em que de forma tranquila e convicta, desceram a Avenida da Liberdade mais de trinta mil pessoas. Os manifestantes quiseram ainda reclamar o fim das bases militares estrangeiras e das instalações da NATO em território nacional e exigir a dissolução da aliança.

Em S. João da Madeira a plataforma organizou três atividades. De acordo com a organização, a mais concorrida terá sido a do passado dia 22 de outubro que reuniu cerca de 30 pessoas no Museu de Chapelaria para discutir “Os caminhos da Paz”. A organização promoveu ainda uma tertúlia e o visionamento de um filme em dois bares da cidade.

Por: Liliana Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário