segunda-feira, 2 de novembro de 2009

HOJE TOMO POSSE!


HOJE TERMINA, DEFINITIVAMENTE, UM CICLO DE 4 ANOS E COMEÇA UM NOVO!

Esta noite, na sala de sessões da Assembleia de Freguesia de SJM, no edifício do Município, deixo de exercer as funções de Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de S. João da Madeira.
Quer dizer... deixo...não é bem assim!
De facto, se tudo correr com a habitual normalidade, serei reconduzido a um novo mandato na mesma qualidade, a de presidente deste órgão.
S. joão da Madeira, pelas suas caracterísiticas (pelo facto de ter apenas uma freguesia) faz com que o trabalho da Junta de Freguesia e, consequentemente o da Assembleia sejam inevitavelmente colocados em segundo plano, passando quase despercebido.
No último mandato esforcei-me por ser rigoroso, correcto, imparcial, por aprender o máximo possível sobre as funções que teria de desempenhar, por conduzir as assembleias com profissionalismo (sem ser profissional da política).
Creio que consegui.
Recuso-me a olhar para a Assembleia de Freguesia como o parente pobre da administração local.
Negligenciá-lo é desconsiderar o empenho e o trabalho de dezenas de milhare de portugueses que querem ajudar as suas freguesias a crescer.
Qualquer tema apresentado por um qualquer munícipe numa assembleia municipal tem mais destaque que uma grande decisão tomada numa sessão de Assembleia de Freguesia. É injusto e desonesto.
Move-me o amor à freguesia e não o interesse; aliás quem tem "interesses" na política não aceita ser membro de uma assembleia de freguesia (este ano auferi a quantia de 62,15 euros, pagos em 5 tranches).
Nas Assembleias de Freguesia, a causa pública sobrepõe-se na generalidade dos casos à política. De outra forma não teria conseguido aprovar por unanimidade uma moção de repúdio ao Governo da Nação (relativa ao corte de verbas á freguesias).
Claro que isso só mereceu dois parágrafos nos órgãos de comunicação locais (e tivemos sorte porque, nesse dia, até se dignaram a comparecer à sessão).
Defendo uma Assembleia de Freguesia que seja uma "Universidade" de futuros políticos, mais conhecedores, mais capazes, melhores.
Não concordo com aqueles que, depois de encherem todos os lugares dos outros órgãos que vão a eleições, colocam o "excedente", os "outros" na Assembleia de Freguesia porque "nem interessa tanto quam lá colocam!" (isto é transversal a todos os partidos).
Acho que a Assembleia de Freguesia pode ser um importante órgão de aprendizagem.
Os jovens que gostem de política, das suas freguesias, com o apoio de pessoas mais experientes podem ter um primeiro contacto com a realidade do poder local, aprenderem trabalhando e depois, quem sabe, darem o salto para voos mais altos.
Eu adoro cá estar, encontro-me bem mais contente com a realidade encontrada hoje (muito melhor que em 2005 ou 2001) e continuarei a dar o melhor de mim, aprendendo e ajudando os que hoje chegam.
Até lá... BOM TRABALHO A TODOS.

2 comentários:

  1. http://www.labor.pt/noticia.asp?idEdicao=177&id=8786&idSeccao=1848&Action=noticia

    É um bocadito mais do que dois parágrafos, não concorda? E com foto do presidente da assembleia!!!

    ResponderEliminar
  2. ehehehe ok ok reconheço que sim. Mas o sentido da expressão foi, certamente entendido.
    Obrigado por terem lido o meu post

    ResponderEliminar