quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O FUTURO NAS NOSSAS MÃOS...

Quanto mais leio sobre o assunto, mais curioso e atento fico.
De facto, ou muito rapidamente começamos a tomar consciência do que está a acontecer ao nosso planeta com as alterações climáticas, ou estamos todos lixados.
Creio que uma das maiores barreiras que existem para que as pessoas percebam o que realmente se está a passar, se encontra na comunicação.
Ainda não se arranjou uma forma simples de explicar às pessoas as consequências da nossa negligência e do nosso desleixo.
Mais, ainda não conseguimos explicar às populações que com pequenos gestos, pequenas mudanças, podemos contribuir para um abrandamento destas consequências.
Vou aqui deixar um pequeno exemplo.
No próximo ano, gostaria de comprar um carro novo para a Ana.
As suas opções vão para veículos que andam na casa dos 20.000 a 25.000 euros (novos).
Ela faz, no limite, cerca de 150 kms por semana ou 600 kms por mês (como preferirem).
O mercado Europeu vai contar, a partir de 2010, com soluções de veículos electricos muito interessantes e actrativas quer ao nível da competitividade com modelos a gasolina ou diesel, quer na qualidade e no preço.
Como exemplo disso mesmo aqui fica o LEAF da NISSAN (cujas baterias serão fabricadas em Portugal).

Com capacidade para albergar cinco ocupantes, o Leaf é movido por um motor eléctrico de 80 kW, o equivalente a mais de 100 cavalos de potência, e 280 Nm de binário máximo, possui uma autonomia de 160 km e é capaz de alcançar os 140 km/h de velocidade máxima. A bateria de iões de lítio, colocada sob o piso do veículo para não comprometer o espaço do habitáculo ou de carga, pode ser carregada até 80% em 30 minutos, com a carga completa a demorar oito horas numa tomada de 200 V.

Assim, uma carga de 8 horas rondará o montante de 1,5 euros, o que significa que com cerca de 10 euros podemos ir até ao Algarve e ainda dar uns belos passeios por lá.
Em Janeiro de 2010 serão mais de 300 os postos de abastecimento existentes nas principais vias do nosso país e no final do próximo ano estima-se que possam ultrapassar o milhar de locais para carregamento das baterias.
Ainda por cima, estaremos a poluir muito menos o ambiente.

Considero que vou ter de levar em linha de conta todos estes aspecto no ano que vem.

E agora deixo-vos com umas imagens do carro.

1 comentário:

  1. Tá bem, mas andar a pé também não faz mal. Eu sozinho já convenci para aí umas vinte pessoas a fazê-lo! E uma era paraplégica! Estiveste muito bem hoje, em S. Félix da Marinha! Beijos no cú!!!

    ResponderEliminar