domingo, 15 de abril de 2012

FESTUBI - 10 ANOS DO MELHOR FESTIVAL DE TUNAS ACADÉMICAS!

Este fim de semana foi FESTUBI. Esta frase parecendo nonsense é, no entanto, por demais esclarecedora, acreditem.
Se destacasse 5 momentos altos da minha carreira enquanto humorista, entre centenas de espetáculos, apresentações, etc., colocaria no pódio (sem qualquer hesitação ou dúvida) o FESTUBI.
Comecei por ser um "artista" com quem simpatizaram e que resolveram contratar para terem uma apresentação diferente do tradicional, no Festubi.
Há coisas que não se explicam, sentem-se. Falei com o Sandro uma vez pessoalmente e duas ou três vezes por telefone e logo se criou uma empatia que com o tempo fez de nós mais do que amigos, irmãos.
Percebi muito rapidamente que não estava perante uma Tuna normal; havia, de facto, algo diferente nesta malta.
As Tunas são boémias... Esta é!
As Tunas são divertidas... Esta é muito!
As tunas são Unas...Esta é invulgarmente indivisível!
Mas são muito mais do que isto! E o muito mais faz deles anormais!
São anormalmente bons para Tuna. São anormalmente organizados. São anormalmente respeitadores. São anormalmente harmoniosos. São anormalmente criativos, são anormalmente educados!
São dos maiores embaixadores da música e espírito Académico que já vi na vida (e olhem que já ando nestas "andanças" desde 1996).
Sendo estudantes e amadores organizam com o maior profissionalismo um dos melhores Festivais de Tunas que conheço.
Tive a Honra de ter sido convidado a ser um dos seus e isso é uma enorme responsabilidade.
Sou um músico medíocre, não canto bem, nunca estudei na UBI.
Tento honrá-los correspondendo ao máximo, dando o melhor de mim cada vez que solicitam a minha presença, opinião ou conselho.
Tento ser um exemplo, tento, no fundo, ser como já são com muito menos idade que eu.
Este ano, no 10º FESTUBI, trouxe a minha capa que não usava desde 2002 (este ano tinha também de estar em palco com eles enquanto Tuno e não apenas como apresentador) mas, mais importante que isso o MEU chapéu, aquele que herdei em Março deste ano de um grande Desertuno, o Enorme Filipe, o MEGA! haverá honra maior?
E assim vim, de capa e chapéu, orgulhosíssimo de ser um dos seus!
Vim para a cidade Neve, para o melhor festival, ansioso por reencontrar o MELHOR PÚBLICO DO MUNDO! E que melhor homenagem pode esta gente ter que o reconhecimento, ano após ano, do seu público, daqueles que os receberam de braços abertos quando para lá foram estudar?
Juro que este ano pensei... Aquela malta já deve estar farta de me ver. Será que vou conseguir corresponder àquilo que de facto merecem? Será que vou estar à altura da dignidade que este aniversário merece! Acreditem que ainda tenho algumas dúvidas, mas saí de palcom com a sensação de ter dado o melhor que pude, o melhor de mim.
Nas pessoas do Ovelhinha, do Sandro, do Bajouco, do Luzinhas, do 505, do Petrucci, do MEGA, enfim de todos os meus irmãos, OBRIGADO, MUITO OBRIGADO POR ME TORNAREM NUM DOS VOSSOS.
Todos sabem que para além do humor, sou político, apesar de detestar politiquices!
Lamento que 5 anos depois de me dirigir ao Festubi só conheça o poder local através de uma mensagem colocada na brochura do Festival.
A desertuna já merecia mais respeito e os munícipes que vibram emocionadamente com o Festival também.
Uma última palavra para as "TUNODEPENDENTES". Permitam-me que na pessoa da Andreia Miguel vos agradeça a todas. São todas de duma dedicação aos meus irmãos, absolutamente fundamental e que em muito contribui para que continuem a trabalhar imenso, por eles, por vós!
Quanto aos habitantes da Covilhã, um agradecimento e um pedido.
Obrigado pelo apoio e carinho e nunca deixem de apoiar e acarinhar quem tão bem vos trata, quem leva tão longe o nome da Cidade Neves
Parabéns!

5 comentários:

  1. Lembro-me do primeiro festival que apresentaste... Desde lá que adorei e continuo a adorar.. Sem duvida alguma que tu fazes deste festival também especial. Eles são bons, mas tu também! Muitos parabéns por tudo o que tens feito, e sem duvida alguma que mereces ser um deles! As cuecas do super homem, a canção do tatu, o sino do ovelhinha.. Tudo fica na história e na memória da gente ;)

    Obrigada por vires à Covilhã e mostrar todo o teu valor e boa disposição.

    ResponderEliminar
  2. Eles merecem toda essa dedicação, por toda a amizade e carinho que têm por nós. São um grande orgulho, não só para mim, mas para toda esta cidade que eles tão bem representam.
    Muito Obrigado Pedro Neves, pois este festival não era a mesma coisa sem a sua pessoa :)

    ResponderEliminar
  3. Tal como a Covilhã, tal como a Desertuna e tal como o Festubi, tu também és 5 estrelas! Sempre gostei de te ver no "Levanta-te e Ri", no "Bolhão Rouge", "Ultimo a Rir", "Sempre em Pé" etc, e sempre achei que tens enorme talento. Ontem (sábado), foi a primeira vez que te vi ao vivo, e cumpriste bem o que prometes! Espetacular apresentação, muito dinâmico e sempre a levar o público ao auge da gargalhada! Obrigado pela tua presença aqui. Por mim (e penso que não serei o único) serás sempre bem-vindo!

    Grande Abraço!
    P.S. Já tens pito? ;)

    ResponderEliminar
  4. Mano, serás sempre um Desertuna, porque assim o mostras e assim acreditas!!
    E eu, nós, confiamos em ti para que nos ajudes a levar esta tuna a bom porto e se mantenha sempre igual a si mesma!!

    Grande abraço e OBRIGADO!!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos pelos comentários tão simpáticos!
    Um abraço

    ResponderEliminar